20 cêntimos aqui, 20 acolá...
Fui a um supermercado de uma cadeia grande, beeem grande, e se calhar é graças a estas artimanhas que fazem milhões. Dirigi-me ao corredor do material escolar em busca de uns simples lápis de carvão, trouxe uns de 0,99 cêntimos. Chego à caixa e senhora pede-me 1,19 euros, "Mas lá estava 0,99 cêntimos" disse-lhe eu. Chamou uma colega, que demorou bastante tempo a chegar, quando chegou nem um simples bom dia me disse e mal ouviu a minha explicação. Fiquei a pensar que naquele supermercado deve ser costume haver enganos destes e já não ser preciso haver explicações da parte do cliente. Tirou o papel do preço da prateleira e disse à colega da caixa que era erro do código de barras. Nem um pedido de desculpas me dirigiu, para juntar à falta do bom dia.
Passo para o balcão central. A senhora que lá estava é que acaba por fazer a minha conta, com um ar chateado como quem diz "Não custava nada ter dado mais 0,20 cêntimos e pronto, esta situação toda era desnecessária". Pago e venho embora. O pedido de desculpas pelo incómodo e pela demora? Ah pois, não existiu. É pena eu não pertencer a uma fiscalização à paisana.
Se eu tivesse feito outras compras juntamente com aqueles míseros lápis de carvão possivelmente não teria dado pelo engano, ou se calhar até teria porque às vezes verifico os valores das coisas ainda antes de sair do supermercado, já que enquanto as arrumo no carrinho não consigo olhar para o ecrã - prezo quem o consiga fazer.
Neste caso tenho pena da má educação e da falta de cordialidade daqueles funcionários específicos. Perdi ali cerca de 10-15 minutos e não foram capazes de pedir desculpa pelo engano e pelo tempo perdido à espera. Parece-me que é assim que eles facturam milhões... com estes "enganos inocentes". Porque não, eu não podia dar os 0,20 cêntimos que faltavam quando na prateleira estava exposto 0,99 cêntimos e não 1,19 euros. Nesta altura do campeonato 0,20 cêntimos aqui, mais 0,20 cêntimos acolá, é dinheiro.