Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Everything is a Choice

🍀 Escolho a paz e a harmonia pois é o melhor para mim! 🍀

Everything is a Choice

🍀 Escolho a paz e a harmonia pois é o melhor para mim! 🍀

Apaguei o Instagram. Definitivamente.

Rapariga do Campo, 10.06.21

Depois de ter desactivado temporariamente a conta uma ou duas vezes, de ter terminado sessão e apagado a aplicação do telemóvel há cerca de um mês, decidi que vou apagar definitivamente a minha conta no Instagram. Podia desactivar novamente mas se o fizer sei que vou acabar por lá voltar por uma qualquer razão, e ao apagar completamente sei que não há forma de voltar. Assim não dá para cair naquele sentimento a que chamam "fear of missing out", medo de estar a perder alguma coisa nas redes sociais, medo de não saber o que as pessoas estão a fazer ou onde vão, etc. Ao eliminar não há volta a dar. E foi o que fiz.

Primeiro fiz printscreen pelo telemóvel de praticamente tudo o que considerei importante para recordar: fotografias do meu perfil com as respectivas descrições e respectivos comentários, as histórias, e também uma ou outra conversa que me é mais importante. No fundo, aquelas fotografias foram publicadas com sentimento e as descrições foram escritas ainda com mais sentimento.

Não digo que nunca mais terei esta rede social. Mas quero estar fora dela pelo menos 6 meses, até ao final deste ano 2021. Se depois tiver vontade de voltar ou se houver essa necessidade por causa de trabalho por exemplo, então talvez volte. Não digo que nunca mais vou voltar mas por enquanto preciso de definir prioridades, fazer outras coisas.  Quero voltar a ler como fazia antes, em que lia um livro numa ou duas semanas. Quero voltar a fazer exercício e ganhar o gosto por fazer caminhadas depois do trabalho e apreciar o que há à minha volta em vez de ficar a olhar para o ecrã enquanto caminho. Quero estudar inglês e outros assuntos que me interessam. Quero voltar àquilo que era antes de ter criado e de me ter viciado, ainda que pouco, em redes sociais.

Neste tempo sem entrar no Instagram consegui perceber algumas coisas, nomeadamente sou muito mais feliz sem estar sempre a ver as publicações e as histórias dos meus supostos amigos. Amigos esses que, ao que parece, não deram pela minha falta na dita rede social. Percebi que houve uma altura da minha vida que eu fazia histórias sem lógica nenhuma e que as fazia só para chamar a atenção de quem me segue. Estava constantemente a ver quem tinha visto as minhas histórias e a vigiar determinadas pessoas só para saber o que publicavam e onde metiam o "seu" coração. Percebi que havia momentos em que me comparava com as pessoas que seguia, e com isso ficava triste e um pouco depressiva.

Porque é que aquela pessoa acaba uma relação amorosa e X tempo depois já está noutra relação e eu não tenho sorte nesse campo?

Porque é que aquela pessoa anda sempre em Mc Donalds e tem uma barriga lisa e eu esforço-me por ter uma alimentação saudável e não consigo emagrecer?

Porque é que aquela pessoa conseguiu o trabalho que eu tanto ambiciono e eu, por mais curriculos que envie, ninguém me dá uma oportunidade, ninguém me chama?

Ficava com estas perguntas na cabeça e sentia-me em baixo, sentia-me triste. Quando dei um tempo, comecei a sentir-me bem, a minha auto-estima melhorou e deixei de me comparar a pessoas que julgava serem perfeitas. Por isso decidi prolongar esse tempo e esse sentimento agradável e apagar mesmo a conta. Voltar àquilo que era antes de ter criado Instagram. Já nem falo do Facebook porque não entro lá há muito tempo, e quando entro estou 5 minutos, vejo o que um professor meu de um curso que fiz publica e saio. Mas o Insta... É algo que vicia, que traz sentimentos desagradáveis, que nos afasta do momento presente, do aqui e agora.

Por isso, nos próximos 6 meses estarei ainda mais longe de redes sociais do que já estava há umas semanas e pretendo focar-me naquilo que realmente quero e preciso: ler mais, estudar o que realmente me importa, fazer exercício físico, aproveitar o tempo com as pessoas que realmente amo. Quero focar-me na minha saúde. Na minha saúde física mas também na minha saúde mental.

 

Deixo um desafio: façam a experiência. Experimentem estar uma semana sem entrar em redes sociais. Se sentem que as redes sociais vos estão a prejudicar de alguma forma façam o teste e tentem estar apenas uma semana longe delas. No começo pode ser complicado mas esforcem-se por conseguir manter a distância durante 7 dias. Pode ser que se sintam tão bem quanto eu me senti.

vou dizer algo:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.