Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Everything is a Choice

🍀 Escolho a paz e a harmonia pois é o melhor para mim! 🍀

Everything is a Choice

🍀 Escolho a paz e a harmonia pois é o melhor para mim! 🍀

É assim tão mau e tão errado eu queixar-me?

Rapariga do Campo, 04.08.21

"Se estás bem onde estás e não queres mudar para o Estado então não te queixes", respondeu-me uma amiga minha quando lhe disse que eu não ia concorrer para vagas públicas cuja função fosse aturar crianças, limpar casas de banho ou varrer ruas. E atenção, não menosprezo quem tem esse tipo de trabalhos porque os meus dois avôs eram varredores de rua e a minha mãe já trabalhou a fazer limpezas (incluindo casas de banho) e a servir reclusos na cantina de uma cadeia. A questão aqui é: eu gostava de trabalhar no serviço público mas não quero trabalhar lá em qualquer coisa só para dizer que sou funcionária pública.

Trabalho num sítio onde ora ando ao calor intenso no verão, ora ando à chuva no inverno. Tenho que carregar pesos independentemente se tenho dores nas costas ou nos braços, ou não. Tenho que atender ao público pessoas que não sabem o que querem, que não fazem a mínima ideia de como se trata daquelas coisas. Não tenho o direito de querer um trabalho melhor? Melhor não é ir varrer ruas ou aturar crianças para as quais eu tenho ainda menos paciência. Para outras pessoas poderá ser, para mim não. Peço desculpa se a minha prespectiva é errada. Grata sou eu por ter trabalho, por ter bons colegas, por os meus patrões gostarem de mim, onde toda a gente compreende e aceita um problema de saúde que tenho e ajudam-me sempre que preciso. Sou muito grata por felizmente ter um trabalho perto de casa, havendo tantas pessoas a quem infelizmente não é dada uma oportunidade para mostrarem que sabem trabalhar. Mas porra, tenho um mestrado, andei 6 anos na faculdade, acho que mereço uma coisinha melhor do que aquela onde estou. Não posso queixar-me num momento de fraqueza?

Os trabalhos que essa minha amiga teve antes de conseguir entrar para o Estado foram sempre em escritório. Faz lá ela ideia do que é atender ao público, andar ao sol, à chuva, a arrumar coisas que os clientes desarrumam ou simplesmente estar com dores e ter que andar em pé todo o dia a fazer coisas que não se gosta.

Eu agradeço a ajuda que ela me dá ao enviar-me as vagas que abrem no sector público, mas acho que tenho o direito de lhe dizer que não vou concorrer a todas. Ou será que não posso dizer essa palavra "cruel"?

19 comentários

vou dizer algo